Aulas 100% on-line

Seg-Sex: 7h-21h    Sáb: 8h-13h

+55 48 99154 4263

Tradição italiana: a receita do sorbetto de 1570.

Que a tradição culinária é uma paixão histórica todos nós sabemos, mas foi durante o Renascimento que os banquetes oferecidos pelos nobres passaram a desenhar o menu italiano que conhecemos atualmente. As comidas começaram a ficar mais requintadas com as especiarias que vinham das Índias, os pratos passaram a ser servidos em etapas. Você sabia que durante o Renascimento um banquete podia ter até 20 etapas?!

Acho que depois dessa informação você não vai mais achar tão demorado o atual menu tradicional italiano (dividido em antipasto, primo piatto, secondo piatto + contorno e dessert).

Outra curiosidade: foi somente no Renascimento que os pratos passaram a ser servidos individualmente e os alimentos consumidos com talheres específicos. As louças também receberam tratamento especial, os pratos eram feitos de porcelanas desenhadas, muitos deles usados exclusivamente para a decoração dos salões dos banquetes.

Um prato de cerâmica do renascimento. Foto que tirei em uma exposição de louças do Renascimento, em Perugia. O prato data entre os anos 1530 e 1560.

O chefe (cuoco) Bartolomeo Scappi

Um dos doces conhecidos até hoje é o sorbetto e a sua primeira receita em italiano foi escrita em 1570 pelo chefe siciliano Bartolomeo Scappi. De origem árabe, o doce chegou na Sicília e de lá se difundiu para a Europa. A receita de Scappi era de um sorbetto alle marasche – um tipo de cereja. Uma delícia!

A receita original de 1570

A tradução intralingual para o italiano atual

Paráfrase para o português

Selecione marasche ou amarene, 

Acrescente as frutas em uma panela com 300g de água, quando começar a ferver, acrescentar açúcar peneirado fino, se deixa ferver lentamente, mexendo sempre; quando as marasche estiverem todas de uma cor só, desligue o fogo e transfira-as para um prato para escorrer o suco, ferva separadamente o suco sempre mexendo, faça sempre a prova do prato, se tocar no suco e ele não se esparramar significa que está no ponto certo. Acrescente ao caldo as marasche e coloque tudo em um recipiente de prata, deixando-o repousar em um local fresco até que esfrie. 

Sorbetto alle ciliegie - Ricetta con foto Il Cuore in Pentola

E aí, quem encara a receita?  Lembra de marcar a @italianodescomplicadonline se você fizer o sorbetto e publicar no seu Instagram, vamos amar (e repostar) todas as fotos!

Buona domenica a tutti!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Leia mais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Veja nossa política de privacidade e termos de uso.