Aulas 100% on-line

Seg-Sex: 10h-21h    Sáb: 9h-13h

Tradição italiana: a receita do sorbetto de 1570.

Que a tradição culinária é uma paixão histórica todos nós sabemos, mas foi durante o Renascimento que os banquetes oferecidos pelos nobres passaram a desenhar o menu italiano que conhecemos atualmente. As comidas começaram a ficar mais requintadas com as especiarias que vinham das Índias, os pratos passaram a ser servidos em etapas. Você sabia que durante o Renascimento um banquete podia ter até 20 etapas?!

Acho que depois dessa informação você não vai mais achar tão demorado o atual menu tradicional italiano (dividido em antipasto, primo piatto, secondo piatto + contorno e dessert).

Outra curiosidade: foi somente no Renascimento que os pratos passaram a ser servidos individualmente e os alimentos consumidos com talheres específicos. As louças também receberam tratamento especial, os pratos eram feitos de porcelanas desenhadas, muitos deles usados exclusivamente para a decoração dos salões dos banquetes.

Um prato de cerâmica do renascimento. Foto que tirei em uma exposição de louças do Renascimento, em Perugia. O prato data entre os anos 1530 e 1560.

O chefe (cuoco) Bartolomeo Scappi

Um dos doces conhecidos até hoje é o sorbetto e a sua primeira receita em italiano foi escrita em 1570 pelo chefe siciliano Bartolomeo Scappi. De origem árabe, o doce chegou na Sicília e de lá se difundiu para a Europa. A receita de Scappi era de um sorbetto alle marasche – um tipo de cereja. Uma delícia!

A receita original de 1570

A tradução intralingual para o italiano atual

Paráfrase para o português

Selecione marasche ou amarene, 

Acrescente as frutas em uma panela com 300g de água, quando começar a ferver, acrescentar açúcar peneirado fino, se deixa ferver lentamente, mexendo sempre; quando as marasche estiverem todas de uma cor só, desligue o fogo e transfira-as para um prato para escorrer o suco, ferva separadamente o suco sempre mexendo, faça sempre a prova do prato, se tocar no suco e ele não se esparramar significa que está no ponto certo. Acrescente ao caldo as marasche e coloque tudo em um recipiente de prata, deixando-o repousar em um local fresco até que esfrie. 

Sorbetto alle ciliegie - Ricetta con foto Il Cuore in Pentola

E aí, quem encara a receita?  Lembra de marcar a @italianodescomplicadonline se você fizer o sorbetto e publicar no seu Instagram, vamos amar (e repostar) todas as fotos!

Buona domenica a tutti!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Veja nossa política de privacidade e termos de uso.