Preparamos um workshop com o melhor da Itália, da arte e do vinho. Está pronto para saborear essa história? Então, vamos começar por quem nos serviu como inspiração: Raffaello Sanzio

Aprendiz de Perugino e contemporâneo de Da Vinci e Michelangelo, Raffaello Sanzio deixou a sua marca não somente no mundo das artes, mas também nas praças e encontros sociais daquela inesquecível Itália do século XVI.

Vasari, escritor da “Le vite de’ più eccellenti pittori, scultori e architettori” (“As vidas e as obras dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos”), definiu Raffaello como um homem boêmio e apaixonado pelo mundo feminino, características muito presentes em suas obras.

La Fornarina, por Rafael.jpg
La Fornarina (1520). Óleo sobre tela. Obra de Raffaello, que retrata uma de suas amantes e leva esse nome por ela ser filha de um simples fornaio. Repare no bracelete a assinatura de Raffaello: “RAPHAEL VRBINAS”.

Raffaello foi pintor, escultor e arquiteto. Teve uma vida agitada, mas curta. Morreu aos 37 anos, após 8 dias de febre, sem que ninguém até hoje descobrisse ao certo a causa. Segundo Vasari, ele morreu por “excesso de amor”.

Aclamado por seus contemporâneos, Raffaello Sanzio, talvez por sorte, nasceu em Urbino. Era filho de um pintor da corte de Montefeltro, maior família de mecenas da época juntamente com os Médici. Ao longo dos anos, viveu em alguns dos grandes centros artísticos da Itália renascentista: Firenze, Perugia, Siena e Roma.

No ano de 1508, nos aposentos do papa Júlio II, em Roma, começou a pintar obras encomendadas por seu próprio anfitrião. Entre elas, a famosa Scuola di Atene.

"The School of Athens" by Raffaello Sanzio da Urbino.jpg
La Scuola di Atene, di Raffaello. Afresco pintado entre os anos 1509-1511

Este renomado afresco conta com 33 personagens da antiguidade, retratados com os rostos de contemporâneos renascentistas: bem ao centro da pintura vemos em Platão, à esquerda, as feições de Leonardo da Vinci e, logo abaixo, a representação de Epicuro, que aparece isolado no quadro. Tudo para, na realidade, representar Michelangelo, um homem sozinho e introspectivo.

É como se Raffaello aproveitasse a onda renascentista de retomada do passado para dizer que, assim como era grandiosa a antiguidade, o Renascimento também tinha seu esplendor.

Uma das principais obras do acervo do MASP (Museu de Arte de São Paulo) pode inclusive contar um pouco dessa história esplendorosa aos brasileiros.

collection-item-img
Ressurreição de Cristo. Exposto no MASP, em São Paulo.

500 anos após a morte de Raffaello (1483-1520), 2020 não poderia passar sem nossa homenagem a ele. Por isso, convidamos você para participar de um workshop que leva em sua essência a história deste inesquecível artista italiano.

Workshop: Raffaello e vinhos

No dia 23 de julho, em ocasião dos 500 anos da morte de Raffaello, a Italiano Descomplicado, juntamente com a Boiú e Simone Floridia, vão promover um workshop único: para cada quadro de Raffaello apresentado, um vinho especial que harmonize com sua história. E nada melhor do que contar com quem mais entende desses dois assuntos: um historiador da arte e um sommelier.

Simone Floridia é formado em história da arte pela Facoltà di Beni Culturali dell’Università Del Friuli (Udine, Itália) e possui doutorado em história da arte pela Università Cattolica di Milano. Com vasta experiência na área de gestão e restauro dos bens culturais, ministra cursos de história da arte italiana no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro de São Paulo.

O sommelier Leo Russo, fundador da Boiú (www.boiu.com.br), é também diplomata corporativo e tem diversos cursos na área de bebidas, incluindo Coquetelaria Clássica na Mixology Accademy, em Roma, e Wine & Spirits Education Trust, em Londres. Sua empresa tem como principal proposta oferecer não apenas experiências em bebidas artesanais, mas sim momentos especiais de encontros e amizades.

Homenagear o artista que revolucionou o Renascimento Italiano, harmonizando uma boa história com um bom vinho? Estamos prontos para te receber em nosso workshop!

Garanta sua vaga em https://www.eventbrite.com.br/e/workshop-raffaello-e-vinhos-tickets-111852531934 e ganhe 15% de desconto usando o cupom italianodescomplicado. Para mais informações, entre em contato com a gente através do e-mail [email protected]

Esperamos por você!