Aulas 100% on-line

Seg-Sex: 7h-21h    Sáb: 8h-13h

+55 48 99154 4263

Italiano para crianças em 5 motivos!

Ciao!!! Sono la professoressa Barbara, sou a responsável pelos brasileirinhos que estudam na Italiano Descomplicado.

Hoje eu gostaria de conversar com você que tem um filho ou filha e já se perguntou em algum momento “Será que e vale a pena aprender um segundo idioma desde cedo?”. A resposta para essa pergunta é: SIIIIM, vale muito a pena! Muitos pesquisadores acreditam que aprender uma língua estrangeira antes da puberdade permite que as crianças falem mais fluentemente, quase como falantes nativos. Em poucas palavras, assim como todos nós aprendemos a primeira língua, também é possível aprender uma segunda: o processo é natural e ocorre quase sem esforço. Mas quais são os benefícios de aprender uma segunda língua desde cedo? Aqui estão 5 deles:

1) APRENDIZAGEM SENSORIAL: O primeiro ponto é que a aprendizagem de uma nova língua pelas crianças não acontece de forma racional como para nós, adultos, as crianças aprendem uma nova língua sem precisar organizar tudo nas “caixinhas” das regras gramaticais, elas aprendem ouvindo e praticando. É por isso que nós, da Italiano Descomplicado, acreditamos que é muito importante que o estudo seja divertido e atrativo para a criança, assim o aprendizado acontece de maneira natural.

2) SEM SOTAQUE ESTRANGEIRO: Muitos estudos sugerem que a melhor idade para abordar uma língua estrangeira é antes dos dez anos. Neste primeiro período de vida, a língua é aprendida e adquirida mais rapidamente, fixa-se melhor e é falada com uma pronúncia excepcional. É amplamente reconhecido que quanto mais jovem o aluno, mais sucesso ele tem em imitar novos sons. Isso acontece porque nosso cérebro está mais aberto à novos sons antes da adolescência. Por outro lado, é mais difícil para nós que somos mais velhos falar uma nova língua sem um sotaque “estrangeiro”.

3) MAIOR ABERTURA MENTAL CRIATIVIDADE E HABILIDADE PARA RESOLVER PROBLEMAS: Como a estrutura do cérebro de uma criança não é fixa e definida, as línguas aprendidas são gravadas em uma área do cérebro diferente daquela usada pelos adultos. A linguagem aprendida por um adulto é armazenada no córtex medial temporal, representado pela memória de curto prazo, que diz respeito à todas as informações que são lembradas conscientemente e que modificam apenas temporariamente a atividade sináptica. O resultado é uma expressão lenta e às vezes atrofiada com um sotaque estrangeiro e a presença de numerosas imprecisões morfossintáticas. Enquanto nas crianças a aprendizagem é feita em uma área especifica do hipocampo, representada pela memória a longo prazo, por isso os automatismos de aprendizagem gerados por este processo permitem obter um desenvolvimento cognitivo que pode aumentar a capacidade de resolução de problemas, a criatividade, o pensamento abstrato e a capacidade de tomada de decisão.

4) SER BILÍNGUE FACILITA A APRENDIZAGEM DE UMA TERCEIRA LÍNGUA: A criança bilíngue aprendeu não apenas uma segunda língua, mas também como funcionam as línguas, como funciona sua aprendizagem e desenvolveu uma série de estratégias de aprendizagem e uso que implementa com as próximas línguas que vai aprender na infância ou ao longo da vida.

5) PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO NO MUNDO GLOBALIZADO: Aprender outra língua traz um diferencial para a futura vida profissional da criança. Além de ampliar os conhecimentos culturais, linguísticos e cognitivos da criança, como vimos antes, em um mundo globalizado, a maioria das empresas está cada vez mais operando internacionalmente e exige que seus funcionários tenham um amplo domínio de diversos idiomas para poder se comunicar com pessoas de todo o mundo. Conhecer outra língua também permite morar, trabalhar e estudar no exterior, com a possibilidade de conhecer sempre mais pessoas.

Aprender uma segunda língua desde cedo tem muitas vantagens para as crianças: o aprendizado acontece de forma mais espontânea, instintiva, e gera uma vantagem que elas guardarão para o resto da vida. É verdade que quanto mais cedo começar, melhor, mas não existe uma idade que seja proibida aprender uma nova língua. Começar a aprender uma nova língua depois da puberdade leva um tempo de aprendizagem mais longos e os resultados serão diferentes em termos de sotaque e sensibilidade linguística, mas aprender mais uma língua traz benefícios para todas as idades.
Por isso não perca mais tempo, venha já com as crianças para Italiano Descomplicado.

Un bacione dalla vostra prof.ssa Barbara

Agende um encontro comigo! [email protected]

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Leia mais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Veja nossa política de privacidade e termos de uso.