Aulas 100% on-line

Seg-Sex: 7h-21h    Sáb: 8h-13h

Festa della Repubblica italiana

Amanhã, dia 2 de junho, celebra-se a festa da República italiana. Mas você sabia que nem sempre a comemoração foi neste dia? Como a Itália escolheu pela forma de governo? Quando a escolha aconteceu?

História em breve:

Em 1946, após a segunda Guerra Mundial, a Itália promoveu pela primeira vez na sua história uma eleição na qual as mulheres também tinham direito ao voto. Essa eleição ocorreu entre os dias 2 e 3 de junho.

Foi então que os italianos precisavam escolher entre monarquia ou república. A escolha pela república venceu com a diferença de dois milhões de votos.

Assim, a Itália deixava de estar sob o domínio da família Savoia e do rei Umberto II, o qual se exilou em Portugal assim que soube do resultado das eleições.

Mas foi somente a partir de 2001 que o 2 de junho passou a ser um feriado nacional, antes a festa da República comemorava-se no primeiro domingo de junho.

Comemorações:

Desde o dia 18 de maio a Itália vem nos encantando com as imagens da Frecce Tricolori sobrevoando diversas cidades italianas e colorindo o céu com o tricolor da bandeira, um gestão que tem sido chamado pelos jornais italianos de “abraço simbólico”.

Foto da “Esquadrilha da fumaça” italiana, le Frecce Tricolori, em vôo formando a bandeira italiana com fumaça colorida.

Em geral, o Quirinale, sede do governo italiano em Roma, abre suas portas nesse dia, mas este ano a visita será virtual em virtude da pandemia. No site Sky Arte será possível visitar virtualmente o Quirinale amanhã durante todo o dia.

Já no site oficial da Festa della Repubblica italiana é possível acompanhar a programação completa, além de notícias e curiosidades sobre os símbolos deste dia tão relevante na história dos italianos.

Para finalizar as festividades, a Frecce Tricolori sobrevoará Roma no dia de amanhã. Um abraço que se completa em uma memória tão viva e presente na cultura italiana.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir
Ana Luiza Leite Bado

Ana Luiza Leite Bado

Sou licenciada em letras-italiano pela Universidade Federal de Santa Catarina, tenho mestrado em literatura com foco na literatura italiana do Renascimento, pela mesma universidade, e nível C2 (fluente) em italiano pela Università per Stranieri di Perugia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Veja nossa política de privacidade e termos de uso.