Aulas 100% on-line

Seg-Sex: 7h-21h    Sáb: 8h-13h

+55 48 99154 4263

Dia nacional dos professores!

Auguri a tutti gli insegnanti! Se no dia 5 de outubro comemora-se o dia internacional dos professores, pela UNESCO, no Brasil, a data é 15 de outubro.

O meu percurso para virar professora de italiano

Comecei a estudar italiano em 2008, num curso de língua e cultura italiana que existia aqui em Florianópolis. Por sorte, desde o início do curso sempre tive ótimas professoras e professores e a minha paixão pelo idioma foi crescendo.

Chegando na graduação, novamente, tive ótimos professores e cada um deles me inspirava a também poder transmitir o conhecimento de alguma forma.

No quarto semestre de curso optei pela licenciatura e passei a ver cada vez mais de perto o que é ser professora, como é enriquecedora essa profissão e a ideia de compartilhar o conhecimento com outras pessoas foi crescendo constantemente.

Até que me inscrevi para dar aula como professora voluntária no PET Letras e ali tive a minha primeira turma. Cada dia uma alegria, uma surpresa, um aprendizado. Lembro-me de pedir conselhos, ajuda para colegas e professores, mas nunca desisti perante uma dificuldade, pelo contrário, sempre busquei uma forma de entender a dúvida do meu aluno e saná-la da melhor forma possível.

Fui adquirindo experiência, durante a graduação e o mestrado comecei a dar aulas particulares e aulas para grupos como professora voluntária ou professora do Extra (curso de idiomas para a comunidade oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina).

Após a conclusão do meu mestrado fui para a Itália e estudei na Università per Stranieri di Perugia e, novamente, tive somente professores incríveis, competentes e apaixonados pela profissão, professores que manejavam uma turma repleta de estrangeiros e conseguiam ser claros e acessíveis para todos.

Voltei da Itália mais certa ainda: quero ser professora de italiano!!

Comecei dando aulas presenciais aqui em Floripa, até que um dia uma aluna minha, professora de inglês on-line, perguntou-me: Ana, por que você não dá aula on-line?

Lembro de ter pensando na hora: mas é claro! Se meu desejo é compartilhar essa paixão pela Itália com outras pessoas, on-line não terei limitações!

Dito e feito, no mesmo dia comecei a divulgar minhas aulas on-line e agora estou aqui, 100% digital e cada vez mais apaixonada pelo meu trabalho.

Ser professora na era on-line

Graças à internet meu desejo se concretizou. Trabalhar com o idioma italiano é construir uma enorme família, pois a cultura italiana é assim, sem barreiras, sem limites, um enorme abraço que acolhe e encanta.

Durante meu percurso como professora 100% digital tive o prazer de continuar dando aulas para alunos que foram para a Itália em busca do sonho da dupla cidadania (e conseguiram com sucesso, sozinhos, sem assessoria!), já tive aluna no Qatar e nos encontros de conversação que promovo, felizmente pude conhecer pessoas de outros países do mundo. Todos juntos pela mesma paixão.

Ser professora (on-line), para mim, é isso: um constante entrelaçar de culturas e ser uma ponte para que cada aluno realize seu sonho.

Nos tempos da pandemia…

Hoje, mais do que nunca, meu papel como professora vem ganhando diversos significados. Neste período de isolamento, muitas vezes me vi como o único contato, além do trabalho, que meu aluno teve durante toda a semana, concretizando aquela máxima: “todo professor, no fundo, tem um pouco de psicólogo.”

Claro que não me acho capacitada e não pretendo ser nem muito menos substituir o papel de um psicólogo ou de um psicanalista, mas o que entendo com essa situação e com essa máxima é que ser professora, atualmente, é ir muito além do que aquele que transmite alguma forma de conhecimento, é ser um profissional pronto para lidar com o que há de mais humano em cada um de nós, é saber lidar com o outro, talvez melhor mesmo do que o outro lida com si, é estar aberta às surpresas e ter jogo de cintura para lidar com o inesperado.

Enfim, ser professora é estar em constante evolução. Quantos professores não tiveram que se desdobrar para dar o melhor da educação no meio desta crise inesperada?

Vi ringrazio di cuore!

Agradeço, de coração, a todos os meus professores, inspiradores! Graças a eles hoje sinto realização no que faço.

Ser professora particular não é um bico, muito menos uma falta de opção, é uma escolha muito bem pensada que exige constante evolução, estudo e dedicação de corpo e alma.

Tudo isso só é possível, também, graças aos nossos alunos e eles o meu MUITÍSSIMO OBRIGADA! Nada disso seria tão maravilhoso sem a incrível paixão de cada um de vocês

Quer fazer parte da família Italiano Descomplicado? Entre em contato! Ainda há vagas! [email protected]

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Leia mais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Veja nossa política de privacidade e termos de uso.