Aulas 100% on-line

Seg-Sex: 10h-21h    Sáb: 9h-13h

Sobre também ser aluna

Ciao amici!!

Ahh o que falar da semana que passou?! Foi a Settimana della Lingua italiana nel mondo e diversos foram os eventos que aconteceram. Em especial o VI Encontro Internacional de professores de italiano, no qual eu tive a imensa alegria de participar narrando a minha trajetória como professora particular.

E por que isso tudo foi tão importante assim?

Antes de mais nada quero ressaltar que ser professora é um eterno processo de aprendizagem, a gente nunca para de se deparar com coisas novas (e essa é a beleza da vida!) e ter sede de melhorar.

Então, como professora/aluna que sou, aproveitei o evento para absorver o que há de mais recente nos debates acerca da língua e cultura italiana.

Além disso, ser professora particular tende a ser um processo muito solitário e, muitas vezes, sinto falta de trocar experiências com outros professores, melhorar a forma como dou aula, aprender novas maneiras de explicar certos conteúdos, enfim, aprender e me enriquecer por meio da troca.

E essa semana me proporcionou tudo isso! De uma forma muito melhor do que a esperada! Com a maravilha do mundo digital o EIIPIB foi um sucesso e me conectei com professores de italiano de diversas partes do país (e do mundo!), vivenciei relatos de professores que atuam em realidades completamente diferentes da minha. Você sabia que na tríplice fronteira, em Tabatinga, há um professor ensinando italiano para povos de origem indígena? Você já pensou que na África, a Eritrea fala italiano?

Tantos debates, tantas histórias, tanta superação e todos unidos pelo amor pela língua e pela cultura italiana.

O mundo da italianística é assim, uma ida sem volta, o italiano é capaz de ultrapassar qualquer fronteira e unir pessoas apaixonadas pelo o que fazem, que superam qualquer dificuldade para portare avanti essa paixão, às vezes, meio sem explicação.

E o que o meu aluno ganha com isso?

Muito, muito mais do que aquilo que pode ficar evidente no momento da aula.

Depois dessa semana me sinto revigorada, com novas ideias, novos conhecimentos para transmitir e com vontade de crescer.

As novas ideias serão colocadas em prática de forma paulatina, pois quero desenvolvê-las o melhor possível, mas aos meus alunos e aos novos que virão deixo um recado: aguardem, coisas maravilhosas acontecerão!!

O poder de um evento na vida de um professor é imenso, então, pensem e estimulem os professores de vocês a estarem nesse meio, saibam que tem tanto trabalho por trás dessa experiência que, estar ali pode ser tudo, menos uma semana de férias.

Por último, deixo aqui um recado: valorizem professores que estudam, que estão constantemente querendo se aperfeiçoar e que não levam o trabalho como um “bico” ou um “extra”. Dar aula é um trabalho que vai muito além da aula em si.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Veja nossa política de privacidade e termos de uso.